15 outubro 2005

Buracos negros e gravidade infinita

A gravidade de um buraco negro não pode ser infinita, ou todo o universo seria engolido. O que se sabe, até agora, é que a velocidade de escape a um objecto desses é superior à da velocidade da luz. E como nada se consegue deslocar a velocidades superiores à da luz, nada do que está no horizonte de eventos escapa ao buraco negro. Mas o que está para aquém desse horizonte poderá escapar se tiver velocidade de escape suficiente, e, aqui, será muito inferior à da luz.

Os buracos negros são compostos, geralmente, pela Singularidade, Disco de Acreção e Horizonte de Eventos.

Singularidade:

A Singularidade é o centro do buraco, onde se encontra a estrela que implodiu, colapsando, e que continua a comprimir-se. Vai aumentando a sua massa, atraindo tudo o que está à sua volta, mas ao mesmo tempo a diminuir de tamanho devido à sua intensa gravidade. Torna-se tão densa como conseguir apertar o sol, com toda a sua massa, na palma da minha mão.

As estrelas têm uma força de gravidade enorme, e só não colapsam porque têm o seu núcleo em constante ebulição, queimando hidrogénio. O que acontece é que esta ebulição exerce uma força contrária à da gravidade, mantendo a estrela com o seu tamanho habitual. O problema é quando o combustível acaba. Então, e uma vez que a força contrária à da gravidade cessa, a estrela “engole-se” a si própria.

Outra forma de surgir um buraco negro é quando duas estrelas se orbitam entre elas. A órbita é feita em espiral, porque ambas se atraem até ao infinito (lembram-se dos fractais?). Quando se encontram, gera-se um explosão, mas a massa das duas estrelas é tão grande que atrai para si própria os estilhaços gerando, assim, um buraco negro com a massa delas. Conseguem imaginar?

Disco de Acreção:

O Disco de Acreção é toda a matéria que orbita em torno da Singularidade, em espiral, atraída por esta, e que acabará por passar o Horizonte de Eventos em direcção ao núcleo. A matéria que se encontra na parte interior deste disco aquece de tal forma, devido à velocidade com que se desloca, que além de conseguir emitir raios X, ainda consegue, em algumas situações, libertar jactos de gás para fora do Disco de Acreção e em consequência, para fora do Horizonte de Eventos. Este fenómeno ainda não foi explicado.

Horizonte de Eventos:

O Horizonte de Eventos é a fronteira do buraco negro. É aqui, depois de passado o Horizonte, que a velocidade de escape é superior à da luz (c), porque este horizonte se move exactamente à velocidade de c. Ora, para se escapar a algo que se move a c, ter-se-ia de viajar a mais de c. Para quem está a observar o Horizonte de Eventos de fora, parece algo que está parado, mas na verdade, é algo parecido com um tapete rolante. Desloca-se a c mas não sai do sítio. Por isso é que o que quer que seja apanhado aqui, não volta para trás. Nem a luz.

À medida que um corpo se aproxima do Horizonte de Eventos o tempo vai-se tornando mais lento para quem está a observar de fora, ou seja, parece que o corpo se está a deslocar cada vez mais devagar, porque a gravidade exercida pela Singularidade começa a ser tal que a luz emitida por esse corpo demora mais tempo a chegar ao observador. Até que, quando o corpo chega perto do Horizonte de Eventos, ficamos com essa imagem para sempre, Infinitamente, porque tudo o que se passa para lá do Horizonte é-nos vedado devido a nem a luz emitida pelo corpo conseguir escapar.

O tempo pára à entrada do Horizonte de Eventos. Claro que isto é uma ilusão de óptica, porque o corpo, logo que passou o Horizonte, esborrachou-se na Singularidade.

Posted by me in a Galaxy near us

12 Comments:

At quinta jan. 31, 06:14:00 da manhã, Anonymous Anónimo viajou...

Então o que impede que o sol se torne um buraco negro , engolindo todo o sistema solar?

 
At sábado jun. 14, 03:13:00 da manhã, Blogger G. G. da Silva viajou...

Uma contribuição para o estudo da gravitação universal

Gravidade: tudo parece se passar como se...

Resumo: neste trabalho procura-se mostrar, por meio de um processo gráfico simplificado, que a interação gravitacional, se for considerada conseqüência da curvatura do espaço-tempo tal como estabelecido na Teoria da Relatividade Geral, prescinde da ação de força e da correspondente partícula portadora, diferentemente das demais interações fundamentais.

G. G. da Silva
http://kosmologblog.blogspot.com/
kosmologblog@gmail.com

 
At terça set. 01, 04:47:00 da tarde, Anonymous Anónimo viajou...

Segundo a teoria da relatividade não existe gravidade, e sim o espaço tempo. Neste caso como explicar a velocidade com que o buraco negro engole a luz???

 
At quinta jul. 22, 02:27:00 da manhã, Anonymous Anónimo viajou...

Anónimo,
gravidade é o nome que se da à curvatura espaco-tempo.

 
At sábado mai. 28, 10:39:00 da manhã, Anonymous Anónimo viajou...

A gravidade torna-se infinita apenas nas vizinhanças da estrela, quando o raio da estrela atinge o valor 2GM/c^2, como indicam as equações de campo da relatividade geral. Longe da estrela, a intensidade do campo gravitacional diminui com o inverso do quadrado da distância. Logo, não faz sentido afirmar que o universo inteiro seria engolido se a gravidade fosse infinita.

 
At sábado mai. 28, 10:52:00 da manhã, Anonymous Anónimo viajou...

Realmente, dizer que a gravidade não pode se tornar infinita contraria as previsões da relatividade geral. Dizer também que a gravidade é o nome que se dá à curvatura do espaço-tempo não parece correto.

 
At domingo abr. 28, 03:00:00 da manhã, Anonymous Anónimo viajou...

levando em consideração que gravidade de um buraco negro seja finita, mas com uma imensa força de atração de matéria=energia...sabemos que a menor partícula que existe são formadas por cordas, onde essas cordas vibram em diferentes frequências, no caso a uma força que "palheta" as cordas, dando energia para que estas vibram dentro de padrões. a pergunta seria;A gravidade de um buraco negro teria atração suficiente para extrair a energia das cordas tornando a matéria inesintente por um período de tempo ate que haja uma reposição de energia ?tendo em vista toda matéria no seu centro.

 
At quarta fev. 08, 02:41:00 da tarde, Anonymous Anónimo viajou...

Oque impede que sol torne-se um buraco negro é simples... Seu MASSA!
Devido o sol não possuir massa suficiente para colapsar em si mesmo, não seria possivel surgir uma singuladidade! e alem so mais, se o sol tivesse essa massa (que teria que ser 10x a que ele possui hoje) levaria alguns milhoes de anos para isso acontecer, porque ele ainda está com "3/4 de combustivel! ^^ " ou seja, ele teria que queimar todo seu hidrogenio em Helio > carbono > oxigenio > neon > magnesio > silicio e ao iniciar a fusão do ferro entraria em colapso segundos depois, porque a fusão do ferro não gera energia suficiente para "explodir" a estrela para fora, então ela cairia em seu nucleo em segundos, explodindo numa Super Nova, e essa ultima força de explosão da supernova formaria a singularidade !

 
At sexta jul. 06, 02:04:00 da manhã, Blogger Unknown viajou...

Boa noite, tenho uma dúvida, entendi que não existe "gravidade infinita" dentro do que conhecemos. Mas gostaria de saber se a deformação no espaço causada pela gravidade de um corpo, pode viajar infinitamente, ou seja, suponhamos que o universo esteja vazio, sem estrelas, planetas ou buracos negros, simplesmente só o universo, a partir dai colocamos um corpo qualquer em um canto do universo e no outro canto colocamos outro corpo... A dúvida é, a deformação no espaço causada pela gravidade desses corpos se encontrariam, visto que o universo esta vazio e livre da força gravitacional de qlqr outro corpo?????

Se sim, poderia eu, concluir que esses corpos seriam atraídos um pelo outro, mesmo que muito pouco?

 
At terça out. 23, 12:39:00 da manhã, Blogger Unknown viajou...

nada. o Sol ainda não terminou de queimar seu combustível, mas quando isso acontecer ele certamente vai se expandir e colapsar se tornando um buraco negro

 
At quinta jan. 24, 05:38:00 da tarde, Blogger Cesar viajou...

De acordo com as leis vigentes o Sol não tem massa suficiente para ter gravidade grande o bastante pra colapsar e formar um buraco negro. As previsões é de que exploda em supernova e reste uma estrela anã em seu lugar

 
At domingo jan. 26, 12:01:00 da manhã, Blogger Alguém viajou...

Sim, a força gravitacional nunca é zero, a não ser que um dos corpos não tenha massa ( impossível ).

 

Enviar um comentário

<< Home