15 outubro 2005

Singularidades

Na matemática, uma singularidade é algo que escapa completamente às regras estabelecidas por aquela disciplina. Esta, não tem meios para a explicar. É o mesmo que aparecer algo a provar que 2 + 2 = 5, quando sabemos que tal não é verdade. Nos buracos negros, a singularidade é o centro, que desafia todas as regras matemáticas.

Quanto menor é o volume de um determinado corpo com a mesma massa, maior é a sua densidade. Façamos a famosa experiência de compararmos o volume ocupado por 1kg de ferro e 1Kg de algodão: o volume ocupado pelo ferro é menor que o ocupado pelo algodão, logo, a densidade do ferro é maior.

Massa / Volume = Densidade

Se 1000 gramas de algo ocuparem um volume de 10 milímetros cúbicos, têm uma densidade de 100. Se os(as) mesmas 1000 gramas ocuparem um volume de 100 milímetros cúbicos, terão uma densidade de 10. Portanto, maior o volume, menor a densidade.

Massa / Densidade = Volume

Se 1000 gramas de algo tiverem uma densidade de 100, ocupará 10 milímetros cúbicos. Se os(as) mesmos 1000 gramas tiverem uma densidade de 10, ocupará 100 milímetros cúbicos. Portanto, maior a densidade, menor o volume.

Nos buracos negros, sabemos que a densidade aumenta, provocada pelo aumento de gravidade (os átomos comprimem-se cada vez mais e mais). Até aqui tudo bem. Quanto maior a densidade, menor o volume. O problema é que a massa aumenta também, aumento esse provocado pela matéria atraída pela mesma gravidade.

Ora, a dada altura, a massa é infinita e a densidade também. Mas, infinito / infinito = 1, não é? Pois, mas aqui não é. Quando a massa e a densidade são infinitas, o volume da estrela colapsada é 0 (zero), porque terminou a sua compressão. Chegou ao limite mínimo de volume: 0 (zero). Desapareceu. Tens nada com densidade e massa infinitas.

A singularidade é esta:
Massa / Volume = Densidade
Infinito / 0 = Infinito (quando deveria ser impossível)

Posted by me in a Galaxy near us

2 Comments:

At sábado mar. 10, 12:21:00 da manhã, Anonymous Anónimo viajou...

muito bom...
voce poderia esplicar no blogger o volume de cada uma dessas materias(algodao;ferro)?

obrigada..

 
At quinta abr. 10, 07:09:00 da tarde, Blogger Henrique Fernandes viajou...

queria que voÇe me disseser que
qualdo a gente vai fazer esses qauculos em quimica
presizar dividir e multiplicar

ex
1000ml

tenho mil ml a questao ta pedido pra tranforma em l

ae presizor dividir
1000ml%1000=1L

entedeu
queria que voçe botase no meu blog todas as formulas dessas
de traformação!!!!
adorei seu blog

 

Enviar um comentário

<< Home