Estática
Toda a matéria é constituída por átomos, inclusive os nossos corpos. Os átomos são constituídos por electrões, protões e neutrões. Os protões possuem carga eléctrica positiva, os electrões negativa e os neutrões não possuem qualquer tipo de carga. Enquanto um átomo tiver tantos electrões como protões será sempre neutro.
Existem materiais que têm tendência a perder electrões com relativa facilidade, transferido-os para outros materiais, aos quais chamamos materiais condutores. Um exemplo de material condutor são as fibras usadas para produzir roupa, nomeadamente algodão, polyester e outros sintéticos. A lã também é uma execelente condutora de energia eléctrica.
A perda de electrões pode ser originada pela fricção entre dois destes materiais. Se provocarmos atrito entre dois sintéticos, estamos a transferir electrões de um para o outro, deixando um carregado positivamente (o que perde electrões) e o outro negativamente (o que ganha electrões), provocando um desequilíbrio entre as cargas eléctricas dos materiais. Se entretanto deixar cair os materiais ao chão, uma vez em contacto com a terra, estes tendem a compensar de imediato o desequilíbrio adquirindo a carga correcta.
Quando nos sentamos no carro e nos pomos em marcha, vamos criando fricção entre as costas - e parte das pernas - e o banco. Este atrito pode carregar negativamente a nossa roupa e positivamente o banco ou vice versa. O carro ao deslocar-se está em constante atrito com o ar, e como a humidade relativa durante o inverno costuma ser bastante baixa, provoca uma transferência de electrões entre o ar e a carroçaria do carro, desequilibrando a carga eléctrica da viatura.
O que acontece é que quando saímos do carro e tocamos na chapa existe a tendência para o equilíbrio das cargas eléctricas, o que faz com que apanhemos um choque que nos faz saltar. Se as nossas roupas não tiverem qualquer tipo de carga (neutras) ou a humidade relativa do ar for alta, o que não permite a transferência de carga na carroçaria, não haverá tentativa de equilíbrio, porque um dos compostos está neutro e não aceita mais electrões.
Posto isto, só há uma solução para deixarmos de apanhar choques no carro, que é provocar a neutralidade de um dos materiais. Como não é lá muito fácil neutralizar a carroçaria do carro, então teremos de neutralizar a roupa. Como? Fácil, quando está a sair do carro coloque um pé no chão e uma mão numa qualquer parte metálica do carro (a porta, por exemplo) antes de se levantar do banco.
Como houve transferência eléctrica entre a roupa e o banco, os dois em conjunto estão neutros, logo a chapa da carroçaria não consegue transferir electricidade para si. Como já tem um pé no chão quando se levanta, já a carga da sua roupa e do banco foi compensada pelo contacto com a terra.
Em jeito de chamada de atenção, nunca usem a chave do carro para fazer a compensação eléctrica. A maioria das chaves dos carros actuais contêm um microchip integrado, o chamado imobilizador electrónico, que queima com este tipo de descargas. A reposição de uma dessas chaves fica muito cara, porque tem de ser reproduzida pela marca mediante um código próprio.
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