Agitações
Alguma vez agitaram uma garrafa de plástico de água gaseificada, enquanto fechada? Fica dura como uma pedra. Sabem porquê?
A água gaseificada é composta por água mineral purificada e dióxido de carbono (CO2) injectado na garrafa. O CO2 gera pequenas bolhas gasosas no seio da água. Quando é injectado e enquanto a garrafa se mantém fechada, o gás pseudo dilui-se com a água. Pseudo, porque não se dilui mesmo. Não se cria uma molécula com os dois compostos (H2O + CO2). As moléculas do dióxido de carbono ficam envolvidas pelas moléculas da água, mas não perdem a sua propriedade gasosa.
Quando agitamos a garrafa, o que acontece é que mais bolhas de gás são geradas, aumentando assim o volume dentro da garrafa. Esse aumento de volume faz com que a garrafa se expanda, ficando dura como uma pedra.
Como o CO2 é um gás, é mais leve que o ar e tem tendência a "colar-se" a outros compostos. Quanto mais rugosa for a superfície de um determinado composto, mais bolhas de gás se agarram a este. Por isso, quando abrimos a garrafa, o gás tende a misturar-se com o ar, mas como está agarrado às moléculas de água, arrasta-a com ele. Eis a explicação para os geisers gerados pela abertura rápida das garrafas de água gaseificada.
Os refrigerantes, tais como, a Coca-Cola, a Fanta, A 7Up e outros, e o Champagne também, contêm dióxido de carbono. O efeito é rigorosamente o mesmo. Quando bebemos estes compostos, estamos a engolir CO2, por isso, ao chegar ao estômago, o dióxido de carbono vai querer subir e misturar-se com o ar, revolvendo o conteúdo alojado no estômago e provocando o arroto. Ao revolver este conteúdo, está a estimular a digestão.
3 Comments:
já tinha saudades destas lições. B)
*
Por acaso também já tinha, mas o cronos não gosta de mim.
:)
*
não se forma outra molécula?
CO2 + H2O -> H2CO3 (ácido carbónico)
Enviar um comentário
<< Home